segunda-feira, 22 de junho de 2009

Jornalistas que instigaram crimes durante a guerra da Bósnia serão punidos

A Guerra da Bósnia segue como uma das grandes feridas abertas na região e no mundo. Passados quatorze anos do seu encerramento com o acordo de Dayton (1995), criminosos de guerra ainda fogem dos tribunais internacionais, governos tentam se eximir de culpa, e parentes ainda sentem a perda de seus entes queridos. E as questões étnicas pouco avançaram nesse tempo todo em direção a alguma solução.

Há outros pontos onde, no entanto, podem ser verificados avanços. Jornalistas e veículos de mídia que instigaram crimes de guerra durante a Guerra da Bósnia agora serão investigados pela Justiça da Sérvia, país sobre o qual recai (justa e ao mesmo tempo exageradamente) grande parte da responsabilidade sobre as atrocidades cometidas durante a Guerra, a pior ocorrida na europa após 1945. O texto com mais detalhes está no site Balkan Insight:

http://www.balkaninsight.com/en/main/news/20075/

Não se pode deixar de bater palmas para a decisão da Justiça sérvia. Em um país com tal má fama internacionalmente, acusado de acobertar - com boa dose de razão - certos criminosos de guerra (Radovan Karadzic, Ratko Mladic, entre outros), é um precedente que fica aberto para que outras decisões na mesma linha sejam tomadas.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Contra a crise, um exército de loiras

A Letônia, ex-república soviética que entrou para a UE em 2004, foi um dos países mais afetados pela crise global. Chegou até a derrubar um premiê do país.Mas eis que o país encontrou uma maneira pouco usual de enfrentar a atual crise.

Um exército de 500 loiras tomou as ruas da capital Riga para, segundo elas, botar o sorriso novamente no rosto do povo local por conta da recessão.

"As pessoas estão deprimidas, precisam de emoções positivas. Espero que o evento anime a população", disse a organizadora do evento, Marika Gederte, da Associação das Loiras da Letônia.

Pelo menos a crise não tirou a criatividade e o bom humor das pessoas.