terça-feira, 21 de abril de 2009

“O processo do século”

Dentre tantas novelas e disputas em andamento nos Bálcãs, um delas foi chamada de “processo do século”. São as palavras do ministro das Relações Exteriores da Sérvia, Vuk Jeremić, sobre a já conhecida disputa entre Sérvia e Kosovo, que tenta defender sua independência – ainda não plenamente reconhecida internacionalmente – na Corte Internacional de Justiça. E que os sérvios tentam a todo custo anular.

Segundo notícias da B92, organização de mídia considerada indepedente na Sérvia, Jeremić diz que já tem a seu favor 30 países da comunidade internacional, dando destaque para China, Russia (aliada histórica dos sérvios), Brasil e Espanha . No Leste da Europa, aparecem Romênia e Eslováquia.

Pelo outro lado, Kosovo também conta com seus apoios – alguns deles de peso – pela comunidade internacional. A começar pelas principais forças da UE, como Alemanha, França e Inglaterra, além do único representante da ex-Iugoslávia no bloco, a Eslovênia. Os Estados Unidos completam o staff de apoio a Kosovo.

Como nenhuma das partes parece disposta a ceder, o impasse jurídico-internacional sobre Kosovo deve prosseguir. Mas uma coisa é certa. Pelas características culturais de sérvios e albaneses e pelas cicatrizes que uns carregam dos outros, é inimaginável que Sérvia e Kosovo voltem a fazer parte do mesmo país, pelo menos de forma pacífica. O que é, ao meu ver, um ponto a favor dos kosovares, que uma vez com a sensação de independência, podem até não ter a estrutura para um Estado funcionar, mas jamais aceitarão de novo ficar sob governo sérvio.

Nenhum comentário: