segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Muito mais do que uma mera rivalidade

A transferência do atacante brasileiro Cléo, que trocou o Estrela Vermelha, da Sérvia, pelo rival Partizan, mexeu com as torcidas dos dois principais times da capital do país, Belgrado. De insultado e até ameaçado de morte pelos torcedores do antigo clube a novo xodó do time rival, o caso sintetiza bem o sentimento de amor e ódio que o esporte desperta por lá.

A rivalidade e a tensão entre as torcidas de Estrela Vermelha e Partizan faz inveja às violentas torcidas organizadas brasileiras. É considerada uma das maiores rivalidades entre dois times de uma mesma cidade no mundo (os chamados "dérbis"), segundo ranking divulgado pela rede de TV americana CNN. Torcedores do Estrela chamam os simpatizantes do Partizan de “croatas” – termo que na Sérvia soa pejorativo.

Sérvios e croatas, em verdade, não se toleram, o que fica bem claro ao lembrar os últimos conflitos entre esses dois povos – desde brigas em estádios de futebol até as guerras que desintegraram a antiga Federação Iugoslava. Os que são chamados de herois na Sérvia são considerados assassinos pelos croatas – e vice-versa.

A origem para essa ofensa está na formação do próprio time do Partizan, que é da mesma época do Estrela (1945). A diferença é que alguns dos atletas que vieram para o Partizan tinham como origem outro time, o Gradjanski Zagreb, de Zagreb (atual capital da Croácia). Partizan é também o nome do exército que libertou a Iugoslávia da dominação nazista na Segunda Guerra Mundial, sob o comanado de Josif Broz Tito – o mesmo que governou a Iugoslávia com mão de ferro entre 1945 e 1980 e conseguiu manter a colcha de retalhos que era a Federação Iugoslava com uma certa ordem e paz. Em tempo: Tito é de origem croata, para revolta dos sérvios mais exaltados.

Como pode-se perceber, a ofensa ao atacante brasileiro que teve a ousadia (inconsciente, é claro, mas não deixa de ser uma) de se transferir do Estrela Vermelha para o Partizan é apenas a ponta do iceberg de uma relação extremamente tensa existente dentro da sociedade sérvia e da região dos Bálcãs em si.

Nenhum comentário: