sexta-feira, 3 de junho de 2011

Fifa e Uefa anulam punição imposta à Bósnia

A princípio a partida entre Bósnia e Romênia pelas eliminatórias da Eurocopa 2012 não tinha nada de muito especial. Mas para os bósnios, mesmo com a derrota fora de casa por 3 a 0, representa a volta por cima sobre um imbróglio que ameaçava o futuro do país no futebol internacional.


A Uefa e a Fifa, associações que organizam o futebol na Europa e no mundo, respectivamente, anularam a suspensão imposta à Federação Bósnia de Futebol (NSBIH), em 1º de abril. Com isso, tanto a seleção nacional quanto os clubes do país puderam voltar a disputar competições internacionais.

O problema estava no estatuto que rege a entidade. Ela, a exemplo do que acontece na divisão administrativa da Bósnia, tinha três presidentes ao mesmo tempo: um bosníaco (muçulmano), um sérvio e um croata. A Uefa ordenou que o estatuto fosse alterado, com apenas um dirigente máximo.

Como a exigência não foi atendida até 31 de março, no dia seguinte a associação foi punida com a suspensão da seleção local e dos clubes das competições internacionais. Em 26 de maio, a Associação bósnia anunciou a reformulação do seu estatuto, adequando-o às exigências da Fifa e da Uefa, que anularam a punição no último dia 31.

A decisão, contudo, não agradou aos representantes sérvios da entidade, que temem perda de autonomia com a nova estrutura.

A Federação Bósnia de Futebol foi formada depois da guerra entre 1992-95, que terminou com o país dividido em duas regiões etnicamente diferentes. Adeptos de futebol por toda a Bósnia protestavam contra a estrutura organizativa da entidade, e alguns jogadores chegavam a boicotar a equipe nacional.

A seleção da Bósnia ainda não participou de nenhum grande torneio continental ou global, mas já pode comemorar certos avanços. Nas Eliminatórias para a Copa-2010, chegou até à repescagem, perdendo a vaga para Portugal. No torneio qualificatório para a Euro-2012, até o momento, são cinco jogos com duas vitórias, um empate e duas derrotas, que valem o quinto lugar no grupo D. Mas está a apenas dois pontos de Belarus, a vice-líder da chave, uma mostra de que a equipe tem condições de se classificar pela primeira vez à fase final da competição.

Nenhum comentário: