segunda-feira, 8 de agosto de 2011

As mulheres de Putin e Medvedev

A eleição presidencial na Rússia será apenas em 2012, mas a disputa entre Vladimir Putin e Dmitri Medvedev já começou. Padrinho e apadrinhado políticos dizem que vão decidir juntos, até março de 2012, qual dos dois será o candidato do governo ao Kremlin. Enquanto isso, nas ruas, grupos de mulheres ganham destaque na mídia internacional ao usarem os próprios corpos como forma de demonstrar apoio aos postulantes.

Do lado do atual premiê está o “Exército de Putin”, que convida o eleitorado feminino a “rasgar a roupa” em apoio a ele – com direito a um iPad 2 para quem fizer a demonstração de apoio mais ousada. Ainda em outubro do ano passado, um grupo de estudantes de jornalismo posou de lingerie para um calendário do aniversário de 58 anos do ex-espião da KGB que se tornou homem-forte do Kremlin.



No último dia 4 de agosto, no entanto, foi a vez das “Meninas de Medvedev” darem as caras e ficarem apenas de lingerie para promover a nova lei imposta pelo governo russo, contra a venda de cervejas em quiosques do país, que visa combater o alcoolismo.



Os dois movimentos surgiram nas redes sociais, mas pouco se sabe a respeito de quem organizou as duas campanhas publicitárias. O que é certo, no entanto, é que os grupos de mulheres de Putin e Medevedev são bons exemplos da pobreza atual do cenário político russo, em que campanhas de autopromoção e iniciativas sexistas e midiáticas ocupam o lugar que deveria servir para discutir projetos para o país.

Nenhum comentário: