Rivais históricos e com passado recente de conflitos, Sérvia e Croácia vão duelar novamente. Mas desta vez será por vaga na Copa do Mundo de 2014. Elas caíram no mesmo grupo das Eliminatórias europeias para o Mundial, que acontecerá no Brasil.
As duas ex-repúblicas iugoslavas estão no grupo A, que conta ainda com Bélgica, Escócia, País e Gales e Macedônia – outra ex-república iugoslava, mas que deve ter papel de coadjuvante na disputa. Na eliminatória europeia, as seleções jogam todas contra todas dentro do grupo, com a campeã garantindo vaga direta na Copa. Os oito melhores segundos colocados entre os nove grupos do Velho Continente formarão quatro duelos, no qual o vencedor de cada um se classifica para o Mundial. Sérvia e Croácia são apontadas como favoritas na chave.
O sorteio da zona europeia foi feito de forma a evitar confrontos entre outras seleções com passado recente de guerras, como Rússia x Geórgia (2008) e Armênia x Azerbaijão (tecnicamente em guerra desde 1992). Cada uma delas ficou em uma chave diferente.
Para a Fifa, pelo jeito, as diferenças entre sérvios e croatas foram resolvidas. De fato, as relações entre ambos estão em um patamar bem mais elevado que em anos anteriores. Mas os dois jogos que ocorrerão entre as duas seleções inspiram cuidados. Uma prova disso foi a confusão criada por um grupo de torcedores sérvios em 2010 na partida entre Sérvia e Itália, em Gênoa, válida pelas eliminatórias da Eurocopa 2012. A Croácia, por outro lado, também é temida nas arquibancadas por seus “hooligans” – que foram motivo de preocupação nas três Copas em disputadas pelo time nacional (1998, 2002 e 2006).
A própria Uefa, entidade que organiza o futebol na Europa, por exemplo, cobrou dos presidentes dos dois países a adoção de medidas para coibir a violência nos estádios. E ameaça aplicar punições pesadas se o pedido não for devidamente atendido.
E nunca é demais lembrar também de um episódio que entrou para a história como uma das “guerras” do futebol: a batalha campal ocorrida em Belgrado entre as torcidas do Estrela Vermelha (sérvios) e Dínamo de Zagreb (croatas) em 1990, quando ambos ainda faziam parte da Iugoslávia. A pancadaria em campo foi considerada uma das prévias do que viria a acontecer na região nos anos seguintes.
Veja aqui como ficaram os grupos na Europa para as Eliminatórias da Copa-2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário