terça-feira, 28 de outubro de 2008

Apresentação

Quando se fala em Europa, o que em geral vêm à cabeça são países bem conhecidos na história e do cenário internacional: França, Inglaterram, Alemanha, Espanha, Itália... às vezes Portugal e Suíça.

O mesmo não ocorre com outros páises que fzem parte desse continente. Onde fica a Sérvia? E a Polônia, Hungria (talvez mais conhecida por casua do GP de F-1), Romênia. Aliás, a Iugoslávia ainda existe? Qual a diferernça entre Republica theca e Eslováquia? A União Soviética se transformou em 15 repúblicas e a Rússia voltou a adotar seu nome histórico

Tudo isso mostra que a Europa não se resume aos países ‘clássicos’. Os Estados do leste também possuem uma interessante – às vezes milenar – e conturbadíssima história. A Primeira Guerra Mundial começou lá, por exemplo. E até hoje ela é confusa, instável, ( e no caso do Bálcãs, um verdadeiro barril de pólvora bem debaixo do nariz da União Européia). Basta lembrar que nessa região, em 1995, ocorreu o maior genocídio na europa pós-Hitler, na cidade de Srebrenica, bósnia. Feriadas que ainda hoje não cicatrizaram por completo.

Trazer um pouco desse ‘Lado B’ da Europa será um dos objetivos deste novo blog, “Rumo ao Leste – o Lado B da Europa”. Histórias dos páises que compoem essa região do planeta, curiosidades, etc. Assim, a intenção é trazer uma maior luz para essa região do planeta próxima de um outro barril de pólvora geopolítico, o Oriente Médio.

Abrangência: países localizados entre a Alemanha e a Rússia (antigas repúblicas soviéticas também entram na roda).

Ah, e claro, colaborações externas serão sempre bem-vindas!

Nenhum comentário: