segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Breve relato sobre Bálcãs

É impossível não falar de Leste Europeu sem citar, em nenhum momento, a região dos Bálcãs, uma das mais instáveis do planeta. É uma verdadeira colcha de retalhos de etnias que nem sempre estão do mesmo lado na fronteira. E que também custam a se entender...

Só para se ter uma idéia, o termo balcanização, que significa fragmentação, é uma referência a essa região da Europa e surgiu graças à sua instabilidade.

Os Bálcãs já tem esse status de pomo da discórdia desde a Antiguidade. Estão situados em uma região estratégica, formando uma ponte com a atual Turquia e o Oriente Médio, formando a região dos estreitos que dá acesso ao Mar Negro. Três grandes impérios já mandaram por lá: Romano, Bizantino e Otomano. Mas a presença dos então povos eslavos (considerados bárbaros) sempre foi uma constante, seja atacando, seja buscando liberdade frente aos grandes impérios.

A atual geografia dos Bálcãs começou a ganhar rosto no final do século XIX, com o progressivo enfraquecimento do Império Otomano (atual Turquia). Aliados contra os otomanos, os povos balcânicos nunca se entenderam bem com relação às suas fronteiras, cada um com seus anseios expansionistas. Um território que hoje é da Bulgária já foi da Romênia, ou mesmo de Moldova, antiga república soviética. Ou então uma cidade que já foi da Iugoslávia e da Sérvia, atualmente está no território de Montenegro. E por aí vai.

A prova de que as fronteiras não são algo consolidado nesta região foi dada em fevereiro deste ano: a separação do Kosovo em relação a Sérvia, que ainda não foi reconhecida por boa paorte da comunidade internacional, mas tem o apoio do EUA.

Voltaremos outras vezes a falar dos Bálcãs. Este é só o começo. Também seria loucura tentar falar de tudo em um único post.

Nenhum comentário: