domingo, 10 de julho de 2011

Mais feridas abertas de Srebrenica

Hoje completam-se 16 anos do massacre em Srebrenica, na Bósnia. O país identificou recentemente os corpos de 613 pessoas mortas durante o episódio, que serão enterradas nesta segunda. Mas as dores não ficam restritas à região balcânica – Holanda que o diga.


O Estado holandês foi considerado responsável pela morte de três muçulmanos bósnios nas mãos do exército sérvio-bósnio comandado por Ratko Mladic em Srebrenica. Um batalhão holandês foi designado pela ONU para proteger a cidade, decretada como área de segurança pela entidade, mas falhou em impedir a limpeza étnica ocorrida em 11 de julho de 1995. Para o jornal “La Vanguardia”, essa condenação representa a primeira justiça feita para Srebrenica.

Outro aspecto dessa ferida aberta veio em entrevista do “El País” com o bósnio-muçulmano Hasan Nuhanovic, um dos que trabalharam pela condenação da Holanda pelas falhas na segurança de Srebrenica. Além de ter como trabalho manter viva a lembrança das vítimas e levar os culpados à Justiça, tem outros desafios. Um deles é de lutar também pela condenação do assassino da própria mãe, que trabalha próximo a ele. “Alguns vizinhos sérvios me contaram que viram o culpado cometendo o crime. Todo mundo o conhecia. Era o chefe de polícia sérvio do meu povoado. Hoje trabalha no mesmo edifício onde tenho meu escritório, em Sarajevo. Nos cruzamos diariamente e ninguém faz nada. Indaguei por minha conta, reconstruí os fatos e enviei os dados aos tribunais. Mas só me disseram que estão investigando. Estão assim desde 2006. “, disse Nuhanovic ao jornal espanhol.
As duas matérias mostram como, apesar de avanços obtidos para tentar cicatrizar as feridas abertas pelas guerras na década de 1990, o caminho para superar os traumas e mágoas históricas é longo e tortuoso, cheio de pedras prontas para tentar desanimar até mesmo os maiores entusiastas da paz.  

2 comentários:

Radamés Rodrigues disse...

Olá Rodrigo... seu blog é fantastico, sou formado em História e agora estou trabalhando num projeto de mestrado sobre a guerra da Bósnia... tenho interesse nessa região e o teu título é formidavel.. da uma olhada no meu projeto que é blog também e vamos quem sabe estabelecer uma parceiria

meu blog: http://brasil-balcas.blogspot.com/

Radamés Rodrigues disse...

Olá Rodrigo... seu blog é fantastico, sou formado em História e agora estou trabalhando num projeto de mestrado sobre a guerra da Bósnia... tenho interesse nessa região e o teu título é formidavel.. da uma olhada no meu projeto que é blog também e vamos quem sabe estabelecer uma parceiria

meu blog: http://brasil-balcas.blogspot.com/

Forte abraço