quarta-feira, 20 de julho de 2011

A prisão de Hadzic e a nova Sérvia

O governo da Sérvia anuncia a captura de Goran Hadzic, ex-líder dos sérvios na Croácia, declarado foragido pelo Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII) desde 2004.

Hadzic foi presidente da República Sérvia de Krajina, território da Croácia povoado por sérvios que se declarou independente depois que os croatas proclamaram sua própria independência da antiga Iugoslávia, em 1991. Entre as principais acusações contra Hadzic estão o assassinato de croatas e a deportação de 20 mil pessoas após a ocupação da cidade de Vukovar – a "Srebrenica" dos croatas.

Para o governo croata, inclusive, a prisão de Hadzic representa a justiça sendo feita, ainda que tardia, e que também é boa para as relações entre os países e para a própria Sérvia. Já na própria Sérvia, como ocorreu com Ratko Mladic, a detenção de Hadzic não foi unanimidade. Alguns políticos acusam o governo de não ter o mesmo empenho na caça de acusados de cometer crimes de guerra contra a população sérvia, conforme relatos do site Balkan Insight.

Após a captura de Mladic, em maio deste ano, Hadzic era considerado o último dos criminosos de guerra ainda foragidos. Com a detenção, o ex-líder sérvio deve ser encaminhado para Haia (Holanda), sede do tribunal que julga os crimes cometidos durante os conflitos que assolaram a antiga Iugoslávia e fará companhia a Mladic e a Radovan Karadzic, preso desde 2008.

A captura de Hadzic deve render pontos preciosos à Sérvia, já que o empenho na captura dos acusados de crimes de guerra é um dos pré-requisitos cobrados do país para o ingresso na União Europeia (UE), grande desejo do atual governo. Há ainda outros desafios a serem vencidos nesse sentido, tanto econômicos como legais e sociais. Mas não deixa de ser um ponto positivo.

Colocada em um contexto mais amplo, a prisão de Hadzic representa também mais um passo dado pela Sérvia para expurgar a fama de “ovelha negra” da Europa adquirida no passado, em especial durante a era Milosevic. Outro fator que pode ser encarado como parte dessa nova imagem da Sérvia é a elevação do tenista Novak Djokovic como herói nacional, em vez dos controversos (para dizer o mínimo) chefes militares que ainda são cultuados por parte da sociedade.

Atualizada às 12h30 de 20/07/2011

Um comentário:

Rafael Carneiro da Cunha disse...

Excelente post e excelente blog. Vou passar por aqui sempre porque leste Europeu me interessa muito e vejo que conheço pouco.