segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Água "batizada"

Por trás de um fato curioso, uma constatação importante.

Em Irkutsk, no leste da Rússia, 117 fiéis foram hospitalizados após beberem água benta durante a celebração religiosa ortodoxa da Epifania. Ao todo, 204 receberam tratamento médico.

Agora, o fato relevante: segundo despacho da Associated Press reproduzido pela Folha Online, grande parte da água de torneira da Rússia não é potável. Traduzindo em números, 75% da água de superfície da Rússia está poluída. A situação é pior próxima dos grandes centros industriais do país.

Em grandes cidades do país, como São Petersburgo, Kaliningrado e Ekaterinburgo, considerável parcela da população enfrenta falta de energia elétrica, de água potável e de saneamento básico.

Essa situação é uma das péssimas heranças deixadas pelo regime soviético na Rússia. Enquanto a indústria bélica e espacial era altamente desenvolvida, outros setores ficaram de lado, desde a indústria de bens de consumo até investimentos em saneamento básico. Métodos mais limpos de geração de energia e para preservação do meio ambiente também ficavam em segundo plano.

Para um país que chegou a rivalizar a hegemonia global com os EUA e até hoje é de grande influência no cenário politico internacional, não deixa de ser vergonhoso.

Nenhum comentário: