sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Onde eles estão?

Se há uma pergunta cuja resposta “vale um milhão de dólares”, certamente o paradeiro de Ratko Mladic e Goran Hadzic está entre as candidatas mais fortes. Para o Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPI), que julga os crimes de guerra ocorridos na desintegração da antiga Iugoslávia, ambos estão escondidos em solo sérvio.




Ex-chefe militar dos sérvios da Bósnia e comandante do massacre de Srebrenica, Ratko Mladic é procurado desde 2006 pelo TPI. Sua entrega é considerada fundamental para que a Sérvia seja enfim aceita como integrante da União Europeia em um futuro próximo.

Já Hadzic, antigo líder sérvio na Croácia, responde no TPI por assassinato e deportação de centenas de pessoas no conflito entre sérvios e croatas entre 1991 e 1995.

Com a prisão do ex-presidente da Republica sérvia da Bósnia e também acusado de genocídio Radovan Karadzic, em 21 de junho de 2008, Mladic e Hadzic se tornaram os mais procurados criminosos de guerra da antiga Iugoslávia. A pressão pela captura de ambos deve ficar ainda maior este ano, quando completam-se 15 anos do massacre de Srebrenica, onde cerca de 8 mil bósnios foram assassinados.

Nenhum comentário: