terça-feira, 17 de agosto de 2010

A "Maldição de Agosto" na Rússia

Coincidência ou não, o mês de agosto – que tem a fama de ser o mais agourento do calendário – tem sido farto em tragédias para a Rússia nos últimos anos. No atual mês, a Rússia enfrenta a pior onda de calor da história do país e vê florestas sendo consumidas por incêndios. A capital, Moscou, passou dias “escondida” sob a fumaça das chamas nos arredores da cidade.



A história recente russa coleciona tragédias e incidentes negativos ocorridos em agosto no país. A começar por 1998, quando a Rússia enfrentou uma grave crise financeira, que levou à desvalorização do rublo em 75% e deixou 35% da população abaixo da linha da miséria na época.

Outro incidente na história recente russa ocorrido em agosto foi o acidente com o submarino nuclear Kursk, em 12 de agosto de 2000. Morreram 118 marinheiros no acidente, que até hoje não foi devidamente esclarecido. O livro “Kursk – O Orgulho Perdido da Rússia” conta em detalhes a história do naufrágio.

A relação “amistosa” da Rússia com agosto também inclui a guerra com a vizinha Geórgia, por causa da região da Ossétia do Sul, que busca independência da Geórgia e conta com apoio russo. O conflito foi iniciado em 8 de agosto de 2008 e encerrada seis dias depois. A relação entre os dois países, no entanto, segue tensa.



Os atentados terroristas, a maioria provocados por grupos separatistas que agem no país, também são fartos em meses de agosto. Abaixo, seguem alguns:

Agosto de 2003 - Um suicida que dirigia um caminhão carregado de explosivos atinge um hospital militar em Mozdok, na Ossétia do Norte, fronteira com a Chechênia. Cerca de 50 pessoas morrem no atentando
24 de agosto de 2004 - Dois aviões com passageiros russos explodem simultaneamente e 90 pessoas morrem durante o atentado.

Agosto de 2004 - Atentado suicida mata 10 pessoas e fere outras 51 em Moscou.

Agosto de 2006 - Uma bomba mata 10 pessoas em um mercado no subúrbio de Moscou.

Agosto de 2009 - Um homem-bomba, motorista de um caminhão, é o responsável por um atentado em Nazran, a maior cidade da Inguchétia; 20 pessoas morrem e outras 138 ficam feridas.

E a lista ainda inclui a explosão na usina hidrelétrica de Shushénskaya Sayano, a maior do país, localizada na Sibéria, que matou seis pessoas e feriu outras oito.
Pelo jeito, agosto não é sinônimo de boas notícias para a Rússia. E o mês ainda está na metade...

Nenhum comentário: