sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A proeza de Madre Teresa no leste europeu

O dia 26 de agosto marcou o centenário de nascimento de Madre Teresa, que se destacou pela vida dedicada aos pobres, enfermos e desabrigados dos bairros pobres de Calcutá (Índia). Pelo conjunto de sua obra, ficou conhecida como “a santa dos pobres”.

Mas, o que Madre Teresa tem a ver com o assunto deste blog, que é leste europeu? Logo abaixo você vai perceber que tem muito a ver...

Madre Teresa, cujo nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em Skopje, (Macedônia) em 26 de agosto de 1910. Os país da religiosa, de etnia albanesa, nasceram no Kosovo. O mais novo país europeu, aliás (reconhecido ou não), proclamou 2010 como o ano de Madre Teresa, por considerar a religiosa uma defensora da identidade albanesa. Na própria Albânia, uma peregrinação nacional em homenagem à religiosa também foi feita no dia 26.



No mesmo dia, na Sérvia, uma missa solene foi celebrada na Catedral do Sagrado Coração pelo arcebispo de Belgrado, Stanislav Hoevar, e uma mostra fotográfica será aberta. A celebração do centenário segue no país até o final deste ano.

De tão marcante, o trabalho da Madre Teresa foi capaz de ignorar as diferenças existentes entre as religiões (hinduísmo na Índia, Islamismo na Albânia e Kosovo, cristianismo ortodoxo na Sérvia). E ainda colocar do mesmo lado países que não se bicam no cenário internacional, como Sérvia e Kosovo. Sem dúvida, mais uma proeza da religiosa macedônio-kosovar-indiana.

Madre Teresa recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1979. Ela faleceu em 5 de setembro de 1997, aos 87 anos, e foi beatificada pelo papa João Paulo II em outubro de 2003.

Um comentário:

Jorge Monteiro disse...

Realmente ela é uma figura admirável, é como se falam que a afé remove monmtanhas..