sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Croata vai treinar o Estrela Vermelha, da Sérvia

“Este clube fez muito por mim e eu quero fazer algo em troca”

Este é Robert Prosinecki, 41, ex-meio-campista que disputou Copas do Mundo pelas seleções da Iugoslávia e Croácia, e que entra para a história ao ser o primeiro croata a dirigir um time sérvio, o Estrela Vermelha, no qual atuou entre 1987 e 1991.

A contratação de Prosinecki é uma atitude pragmática e ousada.

Pragmática por representa uma forma de tentar reverter o mau momento do clube. Além de atravessar uma grave crise econômica, está cinco pontos atrás do arquirrival Partizan, líder do Campeonato Sérvio, e não consegue se achar na atual temporada. Prosinecki é o quarto técnico a passar pelo clube neste ano – situação comum em times brasileiros, mas não nos europeus.

Ousada porque a torcida do time transpira nacionalismo e não deve estar engolindo com facilidade o fato de o novo treinador ser croata. Ser um dos ídolos históricos do clube pode servir de contrapeso à origem, mas de pouco valerá o passado glorioso se os resultados não vierem logo.

"O Estrela Vermelha é um nome, um clube com grande reputação no mundo. Agora é um gigante adormecido que tem que despertar", declarou Prosinecki ao jornal sérvio "Sportski Zurnal".

Em nome de dias melhores, o clube espera que Prosinecki consiga retribuir a projeção que recebeu no começo da carreira – após o Estrela Vermelha, o meia jogou em grandes clubes da Europa, como Real Madrid e Barcelona.

E, claro, será no mínimo curioso se o Estrela Vermelha voltar a ter sucesso dentro e fora da sérvia sob o comando de um... croata.

Nenhum comentário: