sábado, 5 de fevereiro de 2011

Um lado quase desconhecido do Holocausto

Auschwitz foi o único palco do Holocausto? Foi o principal, o mais conhecido, mas a matança de judeus durante a Segunda Guerra Mundial não ficou restrita aos campos de concentração e extermínio – como se isso já fosse “pouco”.


Antes do uso das câmaras de gás já haviam milhares de mortos na conta dos nazistas espalhados pelo Leste europeu, especialmente em Belarus, Ucrânia, Polônia e Rússia. O destino desses corpos eram valas comuns no meio de florestas e arredores de povoados remotos. E a grande maioria desses locais continua esquecida, como relata matéria do portal Deutsche Welle.

Uma organização francesa chamada Yahad in Unum, fundada por sacerdotes católicos e ligada à Universidade de Sorbonne, está se dedicando à procura dessas valas comuns. Outro objetivo da entidade é transformar os locais em memoriais às vitimas e evitar que o esquecimento e a ação do tempo destruam essa parte ainda pouco conhecida da história da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto.


A tarefa é digna de Hércules. As valas são localizadas por meio de investigações junto aos moradores dos locais, que são entrevistados pela organização.

Como se já não bastasse o árduo trabalho, a entidade tem outro sério problema: dinheiro. O governo alemão doou cerca de 300 mil euros para a manutenção dos trabalhos, mas a entidade ainda esbarra na falta de disposição dos governos locais em colaborar na busca e conservação das áreas mapeadas.

A questão financeira, no entanto, não atinge somente a Yahad in Unum. Nem mesmo Auschwitz, o mais conhecido símbolo do Holocausto, está a salvo da falta de recursos. Os administradores de Auschwitz fazem malabarismos para manter do antigo campo de concentração da mesma maneira que era na Segunda Guerra Mundial. A busca por recursos para lá e os problemas financeiros que enfrentam já foram tema de dois posts anteriores deste blog.

Manter viva a lembrança daquela época, em especial quando já são poucos os remanescentes e sobreviventes, é de suma importância para o mundo. A tarefa é árdua, mas vale a pena. Tudo para que essas valas comuns, que contam um lado pouco conhecido da história do Holocausto, além de continuarem cobertas de terra e neve (dependendo da época do ano), não sejam soterradas para sempre pelo esquecimento. E com ela, parte de uma lição que a humanidade não pode jamais se dar ao luxo de esquecer.

Um comentário:

Naiara disse...

Ah eh! Dá-lhe enriquecer minha aula de Segunda Guerra! Valeu Alemão