segunda-feira, 11 de abril de 2011

A Bósnia vista por Joe Sacco

Como começar a entender um país complexo como a Bósnia, dividido em duas federações mas habitado por três povos com uma série de problemas e feridas a serem cicatrizadas por guerras? Dois livros escritos pelo jornalista maltês-americano Joe Sacco – “Uma história de Sarajevo” e “Área de Segurança – Goradze” – são um bom pontapé inicial. Ambos são publicados no Brasil pela editora Conrad.


Acostumado a cobrir guerras e traduzir o que viu e ouviu por meio de histórias em quadrinhos, Sacco apresenta relatos que conseguem transportar o leitor para um universo que mistura o caos da guerra e sentimentos contraditórios, como a esperança de paz, o ceticismo e a incerteza provocados pela guerra que assolou o jovem país entre 1992 e 1995 e sua situação nos anos seguintes ao sangrento conflito.

A guerra em si é retratada por meio das entrevistas e histórias presentes em “Área de Segurança – Goradze”, sobre uma área habitada por muçulmanos que viveram durante toda a Guerra da Bósnia sob o risco de serem dizimados por forças sérvias. Em teoria, a cidade deveria ser um local seguro – afinal, era uma área de segurança instituída pela ONU. Mas na prática ficou praticamente entregue à própria sorte, se virando com os poucos recursos disponíveis. A partir dos relatos de habitantes de Goradze, Joe Sacco apresenta ao leitor aquela que foi a maior carnificina em solo europeu após a Segunda Guerra Mundial – e mais um exemplo global da inação das potências que teoricamente detêm algum influência sobre o mundo.
 
 


Já “Uma História de Sarajevo”, que retrata a Bósnia do pós-guerra, tem uma estrutura diferente do livro anterior, já que é focado em apenas um personagem, o sérvio-bósnio Neven. Ele é um ex-franco-atirador que serviu como guia de jornalistas durante a guerra da Bósnia e fica perdido, endividado e à beira da loucura após o fim do conflito. Apesar de contraditório e oportunista e desagradável às vezes, Joe Sacco pede ao leitor que “se coloque no lugar de Neven”.



As histórias contadas nas duas obras também fornecem dados importantes sobre a guerra da Bósnia, que são facilmente assimilados pela forma como são colocados. Claro, há que discorde e certamente existem livros bem mais completos. Mas para quem ainda está tentando entender como funciona essa complexa região que é a penísula Balcânica, os dois relatos de Sacco sobre a Bósnia são ótimos.


Em tempo: Joe Sacco é um dos convidados para a edição 2011 da Flip. Ou seja, uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho do jornalista, que também é autor dos livros (também em quadrinhos) “Notas sobre Gaza”, “Palestina, uma Nação Ocupada”, entre outros.

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal a dica dos livros, Rodrigo.
Após ler o livro "A rosa de Sarajevo" e assistir ao filme "A vida secreta das palavras", interessei-me mais pela triste história dessa guerra.