terça-feira, 14 de julho de 2009

Sérvia pensando em reconhecer o Kosovo?

Sérvia reconhecendo o Kosovo? Será realidade ou apenas um blefe?

Verdade ou não, é isso que declara hoje o premiê kosovar Hashim Thaci declarou hoje que Belgrado está pensando em reconhecer a independência do Kosovo. A notícia completa pode ser lida no Balkan Insight.

http://www.balkaninsight.com/en/main/news/21080/

Declarada em fevereiro de 2008, a independência do Kosovo ainda não goza de pleno reconhecimento internacional, apesar de países importantes do globo já reconhecerem o novo Estado, como Alemanha, França, Reino Unido e EUA.

Levando em conta o histórico tumultuado entre sérvios, motivos para duvidar da afirmação de Thaci não faltam. Pode ser um blefe mesmo, tentandop chamar a atenção da comunidade internacional para o Kosovo, já que a questão andou meio sumida da mídia nos últimos tempos.

Por outro lado, a Sérvia sofre com os efeitos da crise econômica global. Com a maioria dos países com peso político no mundo reconhecendo Kosovo, seguir o mesmo caminho poderia garantir aos sérvios, que já recorreram ao FMI, mais ajuda econômica para enfentar a crise. Outro fato curioso é que até o momento Belgrado não se manifestou a respeito das declarações do premiê kosovar.

Ou seja, o negócio mesmo é esperar para ver

Nenhum comentário: