domingo, 5 de setembro de 2010

Brasileiro é ídolo no futebol da Sérvia

A seleção da Sérvia de futebol deve ganhar um reforço brasileiro para os próximos jogos. É o atacante brasileiro Cleo, que atua no Partizan, time da capital Belgrado e que aceitou o convite da Federação Sérvia de futebol para se naturalizar.



Cleo tem uma trajetória inusitada. Depois de uma passagem apagada pelo Atlético-PR, entre 2005 e 2006, foi jogar na Sérvia e atuou até 2008 pelo Estrela Vermelha, outro time de Belgrado.

Dispensado pelo antigo clube, Cleo foi protagonista de uma inusitada, rara – e perigosa – situação. Quase de malas prontas para voltar ao Brasil, aceitou proposta do Partizan, arquirrival do Estrela Vermelha. A transferência não foi bem vista pelos torcedores do ex-clube. Alguns chegaram a ameaçar de morte o jogador, o primeiro desde 1988 a protagonizar uma transferência entre os dois rivais da capital sérvia. Abaixo, o link do post deste blog que relembra o caso:

http://rumoaoleste.blogspot.com/2009/08/muito-mais-do-que-uma-mera-rivalidade.html

O incidente, pelo jeito, não prejudicou a carreira de Cleo, que virou ídolo do Partizan e recebeu o convite para se naturalizar sérvio. Um vídeo, disponível no YouTube e também no blog do UOL Esporte (link abaixo) traz uma amostra do porquê a Federação Sérvia deseja que o jogador defenda as cores do país. Ele fez um gol de bicicleta neste sábado na vitória do Partizan por 2 a 0 sobre o Hajduk Kula pela Superliga da Sérvia:

http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2010/09/04/brasileiro-cleo-marca-golaco-de-bicicleta-na-servia/

Em tempo: o Partizan é um dos times classificados para a fase de grupos da Liga dos Campeões, que não disputava desde a temporada 2003/2004. Está no grupo H, ao lado de Arsenal, Sporting Braga e Shakthar Donetsk. É pouco provável que o Partizan consiga repetir o feito do rival Estrela Vermelha, que foi campeão da Liga em 1990. Mas surpresas sempre podem ocorrer no futebol. De qualquer forma, será uma boa oportunidade de ver como joga o atacante brasileiro – agora com cidadania sérvia.

Nenhum comentário: