terça-feira, 21 de setembro de 2010

Entre mortos e exumados

Um lago artificial entre a Bósnia e a Sérvia é o local que ocultava a mais recente vala comum encontrada na antiga Iugoslávia.

Segundo nota da agência Efe, pelo menos 348 corpos foram retirados do fundo do lago Perucac, local que faz parte de uma central hidrelétrica e foi parcialmente esvaziado para obras de reparação no sistema. A maioria dos esqueletos são de vítimas da Guerra da Bósnia (1992-1995), mas foram encontrados também oito esqueletos de soldados austrohúngaros mortos durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) – naquela época, a atual Bósnia havia sido anexada pelo Império Austro-Húngaro.

Assim como em Perucac ou nas proximidades de Srebrenica ou mesmo em qualquer parte da ex-Iugoslávia, ainda deve haver diversas valas comuns ainda desconhecidas, fruto de um passado recente que custa a deixar de se fazer presente.

As exumações de corpos de vítimas das guerras da década de 1990 na Iugoslávia mostram que muito – mesmo – ainda precisa ser feito para que os jovens países emergidos dos conflitos possam acertas as contas com o passado recente. E o saldo devedor deve incluir ainda milhares de corpos a serem exumados.

Nenhum comentário: