terça-feira, 28 de setembro de 2010

A renúncia do presidente do Kosovo

Fatmir Sejdiu, presidente do Kosovo, renuncia ao cargo após ter sido condenado por ato inconstitucional. O Tribunal Constitucional do país decidiu que Sejdiu não poderia ocupar o cargo e, ao mesmo tempo, a presidência da Liga Democrática de Kosovo (LDK). Ele estava no poder desde 2006, quando a região ainda fazia parte (formalmente) da Sérvia.

Apenas dois anos mais tarde, Sejdiu seria um dos artífices da independência da então Província sérvia proclamada de forma unilateral e contra a vontade das autoridades de Belgrado.

Segundo a Constituição kosovar, a Presidência do país deve ser agora assumida temporariamente pelo presidente do Parlamento, Jakup Krasniqi, que pertence ao governante Partido Democrático de Kosovo (PKD), liderado pelo primeiro-ministro, Hashim Thaci.

A renúncia coloca em questão a coalizão entre o partido do primeiro-ministro Hashim Thaci, um ex-líder rebelde, cujo Partido Democrático é a maior força no Parlamento de 120 cadeiras. Unida, a coalizão detém uma confortável maioria, mas Sejdiu está sob pressão de seu partido para romper a união com Thaci. Thaci elogiou a saída de Sejdiu e disse que "todos têm a obrigação de respeitar" a Constituição do país.

A julgar pelo teor das declarações, disputa de poder à vista...

Uma pergunta que não quer calar: como isso vai interferire no processo de negociação com a Sérvia? Ainda não dá para responder adequadamente a essa pergunta. Mas certamente terá reflexos no jovem país, que ainda luta contra os problemas internos (desemprego, pobreza) e externos (falta de reconhecimento internacional) para se firmar.

Nenhum comentário: