segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Esporte, assunto de Estado na Rússia

A exemplo dos tempos de União Soviética e Guerra Fria, o esporte é ser tratado como uma questão de Estado na Rússia. Prova disso é o empenho do Kremlin para trazer eventos de grande porte ao país e desenvolver modalidades – especialmente o futebol.


A Rússia será sede dos próximos Jogos de Inverno, em 2014, na cidade de Sochi. No mesmo ano, sediará sua primeira corrida de Fórmula 1 – já conta com o russo Vitaly Petrov, da escuderia Renault, entre os competidores. Ainda no campo da velocidade, a montadora Marussia assumiu o controle da escuderia Virgin, da qual era apenas patrocinadora.

O grande objetivo da Rússia, no entanto, é receber a Copa do Mundo de 2018. E não deve faltar dinheiro para o empreendimento, que tem orçamento disponível de US$ 30 bilhões – três vezes mais do que a previsão de investimentos para a Copa de 2014, no Brasil.

Outra frente na qual atua o futebol russo são os clubes e o campeonato local. Os times do país não economizam para trazer grandes reforços e tentar aumentar o nível do torneio nacional – torna-se, inclusive, destino já comum para jogadores brasileiros, como o meia Carlos Eduardo (Rubin Kazan) e o atacante Vagner Love (CSKA).

Grandes empresas do país são responsáveis por boa parte dos recursos recebidos pelos clubes de maior projeção atualmente nos cenários nacional e europeu –como Spartak de Moscou (Lukoil, petróleo) e Zenit (Gazprom, gás natural). Sobra dinheiro até para clubes emergentes, como o Rubin Kazan– bancado por uma empresa de diamantes – atual campeão russo e que joga a Liga dos Campeões.

O retorno já pode ser notado em campeonatos europeus, com as conquistas de CSKA e Zenit na antiga Copa da Uefa (hoje Liga Europa), em 2005 e 2009, respectivamente. Na seleção nacional, chegou às semifinais da Euro-2008, perdendo para a campeã Espanha, e ficou fora das Copas de 2006 e 2010. Com jogadores de destaque, como os atacantes Arshavin e Pavlyutchenko, e tendo parte dos recursos aplicada em divisões de base, resultados mais expressivos no futebol devem chegar a médio e longo prazo.

Na verdade, o fortalecimento da Rússia no cenário esportivo – já consolidado em modalidades como o vôlei, ginástica e esportes de inverno – por meio de recursos públicos, de empresas estatais ou privadas com boas relações junto ao Kremlin, revela uma nova frente da política externa de Moscou. Faz parte de uma estratégia já iniciada pelo então presidente Vladimir Putin de recuperar o prestígio perdido pelo país na dura transição do regime soviético para o capitalista.

Nenhum comentário: