segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Lady Gaga usa bandeira da Eslovênia em show na Croácia

A cantora Lady Gaga protagonizou uma grande gafe geográfica durante show em Zagreb, capital da Croácia, no último sábado.


Além de ter pedido aos fãs que mostrassem as genitálias – o que não pode ser considerado uma surpresa, em se tratando de Lady Gaga – ela se embrulhou depois em uma bandeira da vizinha Eslovênia.

A mídia local especula se o episódio foi mesmo um erro da cantora ou algum tipo de provocação.

A relação entre croatas e eslovenos não é das mais cordiais. Os dois países nunca guerrearam entre si, mas possuem arestas que se arrastam por anos. Atualmente a grande discussão entre croatas e eslovenos é uma disputa territorial que, para a Eslovênia, pode custar a perda do já minúsculo litoral do país.

Por outro lado, a Eslovênia é a única das antigas repúblicas iugoslavas que já faz parte da UE. A vizinha Croácia é uma das candidatas a entrar no bloco, mas o ingresso enfrenta justamente a oposição da Eslovênia.

A disputa territorial entre croatas e eslovenos rende episódios inusitados. Um deles, já relatado neste blog (clique aqui para saber mais) é a taverna Kalin, localizada exatamente na fronteira entre os dois países e com direito a uma faixa amarela dentro do estabelecimento demarcando a fronteira.

Nenhum comentário: