sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sérvia oferece 10 milhões de euros por acusado de genocídio

Dez milhões de euros. É o que oferece o governo sérvio pela captura do general sérvio-bósnio Ratko Mladic, acusado de crimes de guerra durante a Guerra da Bósnia, entre 1992 e 1995. Foi ele quem comandou o massacre à pequena cidade de Srebrenica ,em 11 de julho de 1995, no qual cerca de 8 mil pessoas foram mortas.


Foragido desde o fim do conflito, o paradeiro do militar continua sendo uma incógnita. Agora com 68 anos, especula-se que estaria escondido em algum lugar da capital sérvia, Belgrado.


 
A captura de Radovan Karadzic em 2008 – ex-presidente da República Sérvia da Bósnia e também apontado como um dos responsáveis pelo massacre de Srebrenica – amenizou as críticas da comunidade internacional à Sérvia, suspeita de acobertar os fugitivos. Ao mesmo tempo, mostra que achar o general não é uma tarefa impossível, servindo como elemento para pressionar o governo a encontrar Mladic.

Apesar do aumento da recompensa – era de um milhão de euros até outubro –, o empenho de Belgrado é visto com desconfiança por parte da comunidade internacional, já que o militar é considerado um herói pelos nacionalistas sérvios – cujos ideais cativam parcela considerável do eleitorado do país..

A biografia do general traz ainda mais elementos que reforçam tal imagem: ele teve os pais mortos durante a Segunda Guerra Mundial por nacionalistas croatas – que na época eram alinhados com a Alemanha nazista. A filha mais nova do general se suicidou em 1994 – supostamente ao ver uma matéria de jornal que chamava o pai de assassino, o que teria aumentado a fúria de Mladic.

Outro impedimento seria a própria disposição da sociedade sérvia em entregar o militar. Uma pesquisa feita pela rede de televisão local B92 revela que somente 14,29% dos entrevistados revelariam informações sobre o paradeiro de Mladic, enquanto 65,14% não o fariam e outros 20,57% declararam não ter opinião formada a respeito.

Existe a pressão externa para a Sérvia achar e prender Mladic. Belgrado tem mostrado empenho, já que a captura facilitaria o ingresso do país na sonhada UE e ajudaria a desconstruir a imagem negativa criada especialmente durante a era Milosevic. Mas o apoio do qual o general goza dentro da Sérvia jogam contra esse empenho.

A novela Mladic deve ganhar mais e mais novos capítulos.

Nenhum comentário: