sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Putin, o novo czar da Rússua


O Parlamento Russo, conhecido como Duma, aprovou hoje, por 338 votos a 58, o projeto que eleva de quatro para seis anos o tempo do mandato presidencial no país.


É mais uma manobra de Vladimir Putin, ex-presidente do país e atual primeiro-ministro. Isso formalmente, pois desde que Boris Ieltsin deixou a presidência da Rússia, é como se o cargo virasse sinônimo de Putin. Mesmo não sendo o presidente propriamente dito, é Putin quem detém o poder de fato.


O atual presidente, Dmitri Medvedev,não passa de uma marionete nas mãos de Putin, que assumiu a presidência da Rússia com o afastamento de Ieltsin, em 1999. Teve um momento delicado em seu governo, quando ocorreu o acidente que matou os tripulantes do submarino Kursk, em 2000. Ainda inexperiente, Putin conseguiu, ao final do caso, tomar as rédeas da grande mídia nacional, aumentar a presença do Estado na economia e despertar um orgulho na maioria dos russos que não se via desde os tempos soviéticos.


Sustentado por esse apoio da soceidade, Putin - quando não pôde mais concorrer - indicou Medvedev para seu lugar. a 'transferência' de votos funcionou e agora o atual presidente age por Putin enquanto estiver no poder. E vai deixar caminho livre novamente para Putin, que segundo essa nmova lei, poderia disputar mais duas eleições, cada uma dando direito a um mandato de 6 anos (hoje são 5).


Putin mostrou que a Rússia pode até não ser a potência que dominou o leste europeu na segunda parte do século XX. Mas ela ainda conserva peso considerável em sua economia, história, política e geopolítica, e não hesita em utilizar isso contra quem se opor a seus interesses.


Que o digam as ex-repúblicas soviéticas - alguams delas já independentes, outras não - que sofrem a qualquer sinal de afronta ao poderio russo.

Nenhum comentário: