quinta-feira, 5 de maio de 2011

Marcelo Adnet e o leste europeu

Ele é mais conhecido pelas comédias stand-up ou pelo trabalho na MTV, junto aos programas "Comédia MTV" e "15 Minutos". Mas eis que um livro ajudou a mostrar um lado menos divulgado do apresentador.

Adnet, que é jornalista de formação é o autor do texto de apresentação do livro " Da Rosa ao Pó - Histórias da Bósnia Pós-Genocídio", escrito por Gustavo Silva. Eu já tinha lido a obra quando ela era ainda um Trabalho de Conclusão do curso de Jornalismo da PUC-SP, apresentado em 2009, mas confesso que torci o nariz quando soube da apresentação. Ao ler o texto, no entanto, uma surpresa das mais gratas. O humorista e jornalista tem um ótimo entendimento sobre ao assunto, e seu relato serve como uma boa introdução para o livro - que ele diz ser o tipo de trabalho que ele não conseguiu fazer sobre a região.

O próprio Adnet explica, durante a apresentação, a origem da curiosidade especial que tem sobre temas relacionados ao leste europeu - ele estudou russo por conta própria quando era adolescente, por exemplo.  A região já foi abordada por ele em algumas edições do "Comédia MTV" e do "15 Minutos" - uma delas pode ser vista no vídeo abaixo, dedicada à Bósnia.


O texto dá uma boa ideia do que esperar nas páginas seguintes, com direito a votos de "Sretan Put" - algo como "boa viagem", em sérvio. Um país cujas feridas deixadas pela guerra ainda custam a cicatrizar, mas é detentor de uma diversidade cultural sem igual no mundo. Um país que é capaz de fazer chorar pelas tragédias e intolerância motivada por certos nacionalistas, mas que ainda assim reúne atributos capazes de encantar quem o visita.

Um comentário:

Fabi Nanô disse...

Muito bom, Ro!
Já tinha visto este quadro, mas não tinha feito a ligação com o interesse do Adnet pela região porque nem sabia...
Também me surpreendi com a apresentação do livro, muito legal, né?
Beijos