domingo, 4 de dezembro de 2011

Em Belarus, opositor é proibido de respirar

Governos autoritários são pródigos em criar situações inusitadas, que beiram o bizarro e grotesco. Em Belarus (ou Bielorrúsia), considerada a última ditadura da Europa, teve repercussão na imprensa internacional a punição imposta ao empresário Nikolai Chernous, que foi proibido pelo governo de respirar na praça central de Branovichi.

Chernous é um crítico de Alexander Lukashenko, no poder em Belarus desde 1994 e que proíbe toda e qualquer crítica ao seu governo. O empresário, considerado subversivo pelo regime, já havia organizado outros protestos pela oposição.

Nos últimos meses o governo Lukashenko tem sido alvo de diversas manifestações que pedem a saída dele da presidência de Belarus, à qual se reelegeu no ano passado em um pleito cercado de denúncias de irregularidades. O ditador conta com apoio da Rússia, sustentáculo importante para a manutenção do regime.

No ano passado, o nada glorioso título de "última ditadura da Europa" foi tema de post deste blog. Para relembrá-lo, basta acessar este link.

Com informações do Moscow Times

Nenhum comentário: