terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Os ventos da mudança, vinte anos depois

Em 1989, a banda The Scorpions estourava no mundo todo com a música Wind of Changes, composta após uma viagem do grupo a Moscou, capital da então União Soviética. A canção passou para a história praticamente como um hino das mudanças que ocorriam no leste da Europa naquela época, que incluíam a queda do Muro de Berlim, a dissolução do império soviético e a mudança de regime nos países que estavam do lado oriental da chamada Cortina de Ferro.

Passados vinte anos do fim da URSS, como estariam os “ventos da mudança” citados na canção-símbolo da época? Os valores vendidos pelo Ocidente, como democracia e liberdade, se tornaram uma realidade? Ou tais ventos viraram brisa ou mesmo sumiram, dependendo da região?

Os vinte anos seguintes à queda da URSS foram de mudanças profundas nos países do antigo bloco soviético. E nesta série especial será falado, mesmo que de maneira breve, como ficou cada país desde então.

E para começar, nada melhor do que partir da Rússia, país que mesmo ainda longe do poderio que detinha no passado, como maior das repúblicas soviéticas, conserva considerável influência e peso nas relações internacionais e no equilíbrio do Leste europeu. É dela que tratará o post seguinte a este.

Nenhum comentário: