segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A nova polêmica de Angelina Jolie nos Bálcãs

Angelina Jolie não está tendo vida fácil na sua estreia como diretora. A atriz, que falará de uma história de amor impossível entre um sérvio e uma bósnia em meio à guerra que devastou a antiga Iugoslávia na década de 1990, enfrenta uma nova polêmica.

O jornalista bósnio-croata Josip J. Knezevic acusa Jolie de ter roubado a história que criou no livro "Slamanje Duše" - The Soul Shattering, em inglês - para escrever o roteiro de "In the Land of Blood and Honey". Ele publicou uma carta aberta no site The Soul Shattering prtestando contra o suposto plágio.

                                                     
Esta não é a primeira polêmica envolvendo o projeto de Jolie. Logo que foi anunciado, boatos sobre o roteiro – de que trataria de uma mulher bósnia que se apaixonaria pelo próprio estuprador, um soldado sérvio – chegaram a provocar a suspensão das filmagens do longa na Bósnia. Boa parte delas, inclusive, foram feita na Hungria.

Tratar de um tema como a guerra da Bósnia já é um desafio para poucos e para o qual todo cuidado é pouco, já que é muito fácil resvalar ou mesmo reabrir feridas ainda mal cicatrizadas pelas guerras que dissolveram a antiga federação iugoslava. A própria Jolie confessou, em entrevista ao programa norte-americano 60 Minutes, que está apreensiva com a forma que o filme será recebido e teme que as pessoas não o entendam.

E o terreno para possíveis críticas e repercussão negativa do filme andam férteis nos Bálcãs, em especial na Sérvia e na Bósnia, devido às turbulências internas que vivem. No primeiro, por se ver mais longe de uma futura adesão à União Europeia com a recusa em reconhecer a independência do Kosovo; na Bósnia, acirra os já inflamados ânimos entre as etnias do país, que ainda por cima está desde outubro de 2010 sem governo central. Em ambos, a repercussão negativa pode servir de combustível para os argumentos de nacionalistas contra os países ocidentais. Ainda estão bem frescos na mente episódios dos anos 1990 como a inoperância das tropas da ONU contra as atrocidades na guerra da Bósnia e as bombas da Otan sobre a Sérvia.

O filme, quase todo com atores locais e que vivenciaram os horrores da guerra na região, estreia no próximo dia 23 de dezembro nos cinemas dos EUA. No Brasil, a produção é prevista para chegar às telas em 23 de março.


Crédito da foto: divulgação



Nenhum comentário: