terça-feira, 24 de março de 2009

Bar reflete disputa territorial entre Croácia e Eslovênia

Os Bálcãs continuam a dar exemplos de fatos curiosos que na verdade significam muito mais do que aparentam em um primeiro momento. Acabam refletindo todo um contexto social, político e/ou econômico.

É assim na Taverna Kalin, situada entre as cidades de Obrezje, na Eslovênia, e Bregana, na Croácia, duas ex-repúblicas iugolsavas. A fronteira entre os dois países passa exatamente dentro do bar, que pintou no chão uma linha amarela demarcando os limites dos dois países dentro do estabelecimento para não haver confusão. Mas os ânimos estão exaltados entre croatas e eslovenos, e a reportagem do The New York Times (traduzida pelo UOL) conta essa história:

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2009/03/24/ult574u9247.jhtm







"Isto aqui são os Bálcãs, de forma que qualquer pedacinho de terra é importante", afirma Sasha Kalin, dono da taverna. E sua frase é reveladora da situação e das disputas não apenas entre os dois países, mas nos Bálcãs como um todo, já flagelados por sangrentas disputas de território entre os povos que habitam a região.


No caso de Croácia e Eslovênia, a disputa da vez é de uma área na Baía de Piran que inclui cerca de 21 quilômetros quadrados do Mar Adriático. A Croácia deseja que a fronteira seja traçada no meio da baía, mas a Eslovênia rejeita a ideia, afirmando que uma simples divisão impediria os seus navios de ter acesso direto ao alto mar. Diga-se de passagem, a Eslovênia possui um litoral quase ínfimo, enquanto os croatas herdaram grande parte da costa da antiga Iugoslávia - como pode ser vista nesse mapa abaixo:




Ambos fizeram parte do império Austro-Húngaro, que acabou com o fim da Primeira Guerra Mundial, e tem a religião católica como fé predominante. Apesar da série de conflitos que assolaram a antiga Iugoslávia, eslovenos e croatas nunca guerrearam entre si.

As semelhanças e pontos cordiais acabam aí. Os eslovenos desprezam os croatas, que consideram desrespeitadores da lei, preguiçosos e excessivamente nacionalistas. Já os croatas ridicularizam os eslovenos por seu pequeno território e consideram seus habitantes pretensiosos e desprovidos de senso de humor. O fato de a Eslovênia fazer parte da UE desde 2004 - bloco econômico que é objeto de desejo nos Bálcãs, inclusive da Croácia – dá uma apimentada na relação entre os dois países.

A exemplo de outras disputas nos Bálcãs, um acaba se tornando empecilho ao outro. No caso, as negociações para o ingresso da Croácia na UE foram paralisadas pela Eslovênia no fim do ano passado, e o mesmo corre o risco de ocorrer no ingresso croata na Otan – previsto para ocorrer em abril, junto com a Albânia. Tudo isso por causa da disputa litorânea entre os dois países, e nenhum deles dá entender que vai ceder alguma coisa ao outro lado. E em se tratando de Bálcãs, tudo pode acontecer. E qualquer incidente pode ter consequências supreendentes, para o bem e para o mal.

Nenhum comentário: