segunda-feira, 9 de março de 2009

Macedônia: O nome da discórdia

Até um nome pode virar motivo para discórdias no Bálcãs: é o que acontece na verdade entre Macedônia e Grécia.


Ex-república iugoslava, a Macedônia não teria esse nome se dependesse da sua vizinha, a Grécia. Isso porque há uma região no norte do país também chamada de Macedônia - para os gregos, reconhecer a antiga república iugoslava com o nome de Macedônia poderia levar o vizinho do norte a reivindicar o território hoje ocupado pela Grécia (que também se chama Macedônia) e que abriga uma de suas maioresa cidades, Salonica. Os gregos também argumentam que o nome Macedônia lhes pertence historicamente.



A objeção grega retardou o ingresso da antiga república iugoslava na ONU, que só ocorreu em 1996, quando esta adotou o nome - provisório e ilusório, na verdade - de “Antiga República Iugoslava da Macedônia” (FYROM). Na Otan, não teve choro, nem vela, e o veto permaneceu. Na prática, só a Grécia considera a Macedônia com tal nomenclatura.



A disputa entre os dois países já foi parar no Tribunal Penal Internacional, em Haia (Holanda), que julga crimes de guerra - um punhado deles, inclusive, cometidos por militares e governantes dos Bálcãs nos anos 90. Não foi tomada nenhuma decisão a respeito da disputa, mas a tendência é que a Macedônia faça valer sua vontade de ser reconhecida pelo nome que reivindica, para decepção dos gregos.



Ironia da história, foi pelas mãos da Macedônia que a cultura grega se espalhou por boa parte do mundo antigo, especialmente pelo antigo império persa e chegando quase às terras que hoje pertencem à Índia. No século IV a.C., sob o reinado de Filipe II, a Macedônia vence as cidades gregas e conquista a Grécia. Seu filho, Alexandre III, mais conhecido como Alexandre o Grande, terminou por levar a cultura grega a outros povos do mundo antigo. Após a morte de Alexandre, o reino teve momentos de crise e estabilidade até ser conquistado em definitivo pelos romanos em 146 a.C. Depois de Roma, passou pelas mãos dos eslavos, búlgaro, Império Bizantino e Otomano, antes de tornar-se parte da Iugoslávia em 1919. A independência só veio de fato em 1991 - e com forte oposição grega.

Nenhum comentário: