terça-feira, 31 de março de 2009

Em livro, escritor austríaco fala de enclave sérvio no Kosovo

"Nesta visita, ao contrário das vezes anteriores, a pretensão não era meramente a de estar lá, comemorar junto, olhar e ouvir. Algo me compelia a indagar extensivamente uma pessoa ou outra, avulsa, no Kosovo sérvio, de forma por assim dizer sistemática, no papel de um repórter ou – por mim! – no papel de um jornalista, e anotar as respectivas respostas. E isso eu queria fazer em um lugar onde eu já estivera antes, e não só uma vez, no enclave sérvio de Velika Hoča, ВЕΛИКА ХОЧА, uma vila no sul do Kosovo."

Isto é o que busca o escritor austríaco Peter Handke no livro "Die Kuckucke von Velika Hoča – Eine Nachschrift" (Os Cucos de Velika Hoča – Um Pós-Escrito), lançado neste mês na Alemanha - não há obras suas traduzidas para o português. A matéria abaixo, da Deutsche Welle, trata desta nova obra de Handke, cuja família é de origem eslovena.

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4114656,00.html

A temática dos Bálcãs é uma constante na obra de Handke, que já causou controvérsia pelas suas declarações anti-OTAN e a favor da Sérvia durante a Guerra do Kosovo, em 1999, quando criticou a política belicista da OTAN e os ataques a Belgrado.

Seu lado pró-Sérvia também fica evidente neste trecho da matéria: Ao enveredar numa caminhada pelos arredores albaneses, o caminhante é confrontado com o silêncio, sentindo falta de ruídos na paisagem. Não se ouvem nem mesmo os cucos onipresentes, notados pelo viajante imediatamente após sua chegada ao lugar. Uma imagem antípoda à "terra sonora", como Handke já descrevera a Sérvia. Ele também critica a "pretensa" neutralidade da mídia alemã, bastante ligada em assuntos relacionados com os Bálcãs.

Nenhum comentário: