quarta-feira, 11 de março de 2009

Liga regional de clubes dos Bálcãs

Clubes de futebol dos Bálcãs pensam em criar uma liga regional para reforçar os times dessa região, para que estes possam encarar os principais tomes da Europa de igual para igual. No vídeo abaixo (basta acessar o link) o presidente da UEFA, o ex-jogador francês Michel Platini, comenta a iniciativa.



Apesar de bons jogadores de grandes clubes da Europa terem nascido nos Bálcas - é comum um grande clube ter em seu plantel algum atleta nascido nessa região - isso não se reflete nos times desses países. No caso dos Bálcãs, o último clube a alcançar um título de expressão foi o Estrela Vermelha, de Belgrado (Sérvia), que conquistou a Liga dos Campeões em 1990, ainda como time iugoslavo.

Em 2008, o Zenit St. Petersburgo, da Rússia, conquistou a Copa da Uefa ao vencer o Glasgow Rangers (Escócia). Em 2005, outro time russo, o CSKA Moscow, também levou a taça do torneio ao bater o Sporting (Portugal). Ainda assim, os clubes do Leste Europeu ainda são considerados zebras perante os grandes times europeus.

Nenhum comentário: