sexta-feira, 8 de maio de 2009

Ele quer autonomia. Conseguirá?

O assunto já foi tratado aqui neste blog anteriormente, mas a revista alemã Der Spiegel(traduzida para o UOL) traz uma nova matéria sobre a relação entre o atual presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, e seu padrinho político, o ex-presidente, antecessor e atual premiê russo Vladimir Putin.


Não é segredo para ninguém de que é Putin quem de fato nada na Rússia, e que Medvedev seria um mero testa-de-ferro. Mas o sucessor do novo "czar" russo dá sinais de que busca colocar marcas próprias em sua gestão. Sobre isso, a matéria da Spiegel já começa bastante realista - para azar do atual presidente.

Um ano após assumir o cargo, o histórico do presidente russo Dmitri Medvedev tem sido menos do que impressionante. O primeiro-ministro Vladimir Putin ainda segura as rédeas do poder enquanto seu antigo protegido luta sem sucesso para se liberta.

Entre méritos (que existem de fato) e fracassos na gestão Medvedev, o poder real na Rússia está com Putin, que conseguiu sair de espião mediano da antiga KGB para o cargo mais alto de seu país. Medvedev até pode implementar suas prórias marcas, mas a sombra de Putin, bem ou mal, sempre vai prevalecer.

Nenhum comentário: