quinta-feira, 21 de maio de 2009

Vitória para o futebol da Ucrânia

Apesar de terem uma grande desvantagem em relação a outros times da Europa, os clubes de países do Leste Europeu de tempos em tempos conseguem armar algumas surpresas e se destacar nos torneios continentais. Uma delas aconteceu na noite de ontem.

O Shakhtar Donnetsk (Ucrânia) venceu o Werder Bremen (Alemanha) por 2 a 1 e conquistou o título da Copa da Uefa. É a primeira vez que um clube de uma ex-república soviética consegue triunfar em um torneio continental – O CSKA Moscow, da Rússia, já havia vencido a competição uma vez, em 2005.

Claro, a Copa da Uefa – que passará a ser chamada de Liga Europa em sua próxima edição – não tem a mesma pompa que a Liga dos Campeões da Europa, que rende vaga no Mundial de Clubes da Fifa e reúne as melhores equipes do continente. Nesse torneio, o último vencedor vindo do Leste foi o Estrela Vermelha de Belgrado (então Iugoslávia, hoje Sérvia) em 1990. Mas a conquista do time ucraniano não deixa de ser um grande feito para o futebol desse país, que participou da Copa do Mundo de 2006 e ficou entre as oito melhores seleções da competição. E também para o clube, que assim já consegue alcançar uma certa projeção dentro do cenário europeu.

Nenhum comentário: