terça-feira, 19 de maio de 2009

Eslovênia é o país com melhor qualidade de vida dos Bálcãs

Pesquisa feita pela revista International Living e divulgada pelo Balkan Insight aponta a Eslovênia como o país de melhor qualidade de vida dos Bálcãs. Na classificação geral do planeta, ficou em 29º lugar, pouco à frente da segunda colocada da região, a Grécia, em 38º.

Os demais países aparecem em posições bem inferiores: Bulgária (42º), Croácia (51º), Romênia (64º), Turquia (65º) e Albânia (66º). Na lanterna dos Bálcãs, aparecem Macedônia (70º), Bósnia (78º) e Sérvia (79º). Os dois mais jovens países da região, Montenegro e Kosovo, não foram avaliados. Abaixo, foto da capital eslovena, Ljubjiana.


Certamente a boa colocação de Eslovênia e Grécia nesse rnking se deve ao fato de pertencerem à União Européia, sonho da grande maioria dos governantes balcânicos. A Eslovênia tem a seu favor também o fato de ser a primeira república a se separar da Iugoslávia e a que menos sofreu com os efeitos das guerras que varreram a região nos anos seguintes. O satisfatório padrão de vida que manteve após sua independência certamente influenciou para que o pequeno país conseguisse ingressar na UE em 2004, com maior facilidade de se integrar ao resto do continente do que seus vizinhos.

A lista deve servir como um argumento a mais de que somente a inclusão de todos os países do continente vai corrigir as disparidades existentes entre o Leste e o Oeste da Europa.

Mas no que depender dos governantes de Eslovênia e Grécia, alguns de seus vizinhos terão dificuldades para ingressar no bloco. É o caso da Croácia, por causa de disputas territoriais com a Eslovênia; e da Macedônia, que enfrenta grande resistência da Grécia, que não aceita que o vizinho tenha tal nome como oficial, sob pretexto de que pertenceria à história grega.

Nenhum comentário: