terça-feira, 12 de maio de 2009

Chacotas entre uns, animosidade entre outros

Recentemente falei sobre um bar situado entre a Croácia e a Eslovênia que refletia uma disputa territorial entre os dois países. A disputa agora está sob mediação da UE - onde, aliás, a Croácia deseja entrar, a contragosto de sua vizinha Eslovênia, que já chegou a sr até mesmo presidente do bloco.

Enquanto as discussões territoriais estão quentes no meio político, o mesmo não se pode dizer no âmbito popular. É inegável a existência de rivalidades entre os povos da antiga Iugoslávia, mas nm sempre é a animosidade entre eles que dá o tom da relação. Entre croatas e eslovenos mesmo, clima é muito mais de chacotas mútuas do que um nacionalismo exacerbado.

Leonarod Glavina, meu amigo que mora em Viena (Áustria) mas que vai com frequência a Zagreb, capital croata, é que traz um pouco desse lado. “Entre a população neo tem conflito mesmo, só piadas e discussões das duas partes. Mas nada que vá para a violência”. Algo até parecido com a relação existente entre brasileiros e argentinos, que só esquenta de verdade nos campos de futebol.

No entanto, essa “disputa” ganha outros contornos, bem mais violentos e tensos, quando em lados opostos estão sérvios e kosovares. Nesse caso não tem brincadeira menhuma, e o clima na região de fronteira é péssimo, refletindo assim a atual situação entre os dois países. E as circunstâncias não indicam que esse clima tenso vá passar tão cedo.

Nenhum comentário: