sexta-feira, 22 de maio de 2009

Moldávia e o suposto assédio da Romênia

Aí vai mais uma das diversas brigas e disputas que existem nos Bálcãs: a relação turbulenta entre Moldávia (Moldova para alguns) e a vizinha Romênia.

As autoridades da ex-república soviética acusam os romenos de tentarem mais de uma vez falarem que a absorção da Moldávia pela Romênia é algo “inevitável”. Para piorar um pouco mais as relações entre os dois vizinhos, o embaixador romeno foi considerado persona non grata na Moldávia.

De fato, grande porção do território que hoje forma a Moldávia está na região da Bessarábia, que já esteve em parte sob poder romeno entre 1919 e 1940. Nessa época a Romênia acabou beneficiada pelas novas fronteiras europeias após a Primeira Guerra Mundial e incorporou parte da Bessarábia, que era território russo. Com o acordo entre Hitler e Stalin, essa região foi anexada pela União Soviética em 1940 e só se tornou independente em 1991 com a derrocada do império soviético. Sua capital é Chişinău (foto abaixo).



Na Moldávia fala-se tanto o russo como o romeno, e há uma forte ligação cultural com os dois principais vizinhos. A bandeira nacional tem as mesmas cores da Romênia. É um país essencialmente agrário, depende muito da rússia – assim como a grande maioria das ex-repúblicas soviéticas – e tem o pior IDH (índice de Desenvolvimento Humano) da Europa (0,708 em 2007). O país não possui litoral, apesar da proximidade com o Mar Negro, e está espremido entre a Romênia e a Ucrânia.

Talvez essa relação com a Rússia possa ajudar a Moldávia a resistir ao suposto assédio romeno. Ao mesmo tempo um eventual crescimento da Romênia – na UE desde 2007 – também poderia servir de argumento para “desenvolver” a Moldávia por meio da união com os romenos. Mas o mais provável é que, com ou sem assédio, Moldova continue independente (tecnicamente falando, com governo, leis e conomia próprias), mesmo que com forte dependência da Rússia.

Nenhum comentário: