sexta-feira, 15 de maio de 2009

Lago Vernica

Um lago localizado na fronteira entre Kosovo e a Albânia é considerado pelas autoridades locais um “portal da criminalidade”. É o Lago Vernica, por onde passariam, segundo análise do Balkan Insight, armas, drogas e peças de carros roubados de um país para o outro. E que devido à fragilidade da fiscalização no local, também poderia servir como ponto de atuação de grupos terroristas.


O tráfico acontece durante a noite, por meio de botes que transportam a mercadoria. De carro, seguem para a cidade de Prizren, de onde são distribuídas para seus destinos. As autoridades locais dizem que controlam a região do lago durante o dia, mas que não têm à disposição equipamentos suficientes para fazer o mesmo serviço no período noturno.


Um policial da área diz que o tráfico por meio do Lago Vernica não é uma exclusividade local. “Todos nós sabemos que o tráfego acontece livremente, mas isso está acontecendo em todo o Kosovo. Não é apenas uma falha da polícia, mas também das autoridades”. Em outro lago do Kosovo, o Gazivode (na fronteira com a Sérvia), a situação é semelhante, relata a matéria do Balkan Insight.

Em um país que ainda tenta ser visto como Estado pela comunidade internacional, com alto índice de desemprego e péssimos indicadores econômicos, são atividades como essas que acabam movimentando a frágil economia local. Um problema a mais para as autoridades locais e internacionais que atuam sobre o Kosovo – e não são poucas – resolverem.

Nenhum comentário: