quinta-feira, 15 de julho de 2010

ONU dará parecer sobre o Kosovo ainda em julho

Uma decisão da ONU promete sacudir o assunto Sérvia x Kosovo nos próximos dias.
É que a mais alta corte da instituição anunciou que emitirá parecer consultivo no próximo dia 22 de julho sobre se a declaração de independência do Kosovo, feita de forma unilateral em fevereiro de 2008, violou ou não as leis internacionais.

Muitos países vinculados à ONU esperam uma posição oficial da organização para se decidirem quanto ao reconhecimento ou não do novo país. Até o momento, 69 nações já reconheceram o Kosovo como Estado independente, incluindo a maior parte da UE e os EUA. Já países como a Espanha e a Rússia se recusam a aceitar a independência kosovar por medo de que ela possa estimular movimentos separatistas internos, como os bascos e os tchetchenos.

A decisão deve ser acompanhada de perto por sérvios e kosovares. E o veredicto da ONU, por mais que tenha somente caráter consultivo, terá papel fundamental sobre o desenrolar da questão.

Mas verdade seja dita: é impossível imaginar o Kosovo hoje como uma província da Sérvia. Deve levar um bom tempo, mas a independência kosovar deve pouco a pouco ser reconhecida pela comunidade internacional. Podde haver um ou outro ajuste, mas a independência do Kosovo é, certamente, um caminho sem volta. E não adianta a Sérvia espernear.

Nenhum comentário: