sábado, 10 de julho de 2010

Uma bofetada nos sobreviventes de Srebrenica

Uma decisão da Fifa irritou a população da Bósnia. É que neste domingo, dia da final da Copa do Mundo, completam-se 15 anos do massacre ocorrido em Srebrenica, em 1995, no qual morreram cerca de 8 mil bósnio- muçulmanos frente às tropas sérvias. E a entidade máxima do futebol negou o pedido de um minuto de silêncio antes da partida final do Mundial, em memórias das vítimas do massacre.

O motivo alegado pela Fifa: na mesma data, há 50 anos, o líder sul-africano Nelson Mandela era detido devido à luta dele contra o Apartheid na África do Sul, sede da Copa neste ano.

"Esse dia tem grande significado para o continente africano e, sobretudo, para a África do Sul. Por isso, esperamos que compreendam que nenhum desses eventos horríveis será lembrado particularmente na final do Mundial", disse a carta assinada pelo secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke.

Para a presidente da Sociedade Internacional de Povos Ameaçados, a bósnia Fadila Memisevic, a argumentação do secretário-geral da Fifa foi "uma bofetada nos sobreviventes de Srebrenica".

Infelizmente, não é a primeira bofetada que os sobreviventes e famílias de vítimas de Srebrenica e de outros massacres pelo mundo levam. E é bem provável que não seja a última.

Um comentário:

Fabi Nanô disse...

Oi Rô,

Parabéns pelo blog!
Você trava contato com o Gustavo Silva? Ele foi dessa vez para Ruanda com uma ONG britância, e deve publicar em breve uma reportagem na Rolling Stone sobre o genocídio na Bósnia. Ele está se especializando nesse tema, tão espinhoso e tão capital.

Você sabe se ele também tem blog?

Beijos.