domingo, 31 de outubro de 2010

Mesquita vira motivo de polêmica na Rússia

O islamismo não é motivo de polêmicas apenas na Europa Ocidental. No leste europeu, mais exatamente na Rússia, a construção de uma mesquita vem provocando controvérsias em Moscou, conforme relata matéria do semanário alemão Der Spiegel (disponível para assinantes do portal UOL).




Além de ser um desdobramento que já ocorre em outros países europeus (como a proibição da burca na França e a questão sobre a imigração na Alemanha), a desconfiança cultural e social em relação ao Islã na Rússia tem um fator adicional: os conflitos separatistas existentes envolvendo povos de fé muçulmana que vivem na Rússia.

O mais conhecido deles é em relação à Tchetchênia, na conturbada região do Cáucaso, sul do país. Extremistas islâmicos vindos em especial dessa república separatista estiveram envolvidos em diversos atentados ocorridos na Rússia nos últimos anos. Em contrapartida, a reação violenta do governo russo alimenta o sentimento de ódio contra Moscou e os próprios grupos separatistas, já que as regiões que contestam a soberania do governo russo pouco ou nada recebem em troca. Um círculo vicioso que não ajuda nenhum dos lados a buscar um possível diálogo.

Estima-se que a população muçulmana na Rússia seja de 20 milhões de fieis, sendo que 1,5 milhão deles vivem na capital Moscou, local da mais nova polêmica.

Nenhum comentário: