terça-feira, 19 de outubro de 2010

Filme de Angelina Jolie causa polêmica na Bósnia

Famosa como atriz e ativista de causas humanitárias pelo mundo, Angelina Jolie agora também tenta a sorte como diretora. E escolheu um tema para lá de arriscado e espinhoso para sua estreia: um romance entre uma bósnia muçulmana e um soldado sérvio durante o início da Guerra da Bósnia (1992-1995) e a influência do conflito no relacionamento entre ambos.


A grande polêmica veio quando boatos repercutidos pela imprensa bósnia apontavam que o roteiro do filme, na verdade, tratava de uma história de amor entre uma mulher muçulmana violentada e seu carrasco, um sérvio, causando indignação nas associações de vítimas de guerra. Os organizadores do filme negaram a veracidade dos boatos, mas a polêmica já estava criada.

A repercussão dos rumores levou à proibição de filmagens do longa em território bósnio, que foram novamente liberadas somente após o Ministério da Cultura da Bósnia ter acesso total ao roteiro. Antes, a liberação para as gravações na Bósnia havia sido concedida com base em uma sinopse do filme.



Em se tratando de Bósnia e Bálcãs, o simples fato de tocar no assunto da guerra já é suficiente para provocar controvérsias. O grau aumenta a níveis perigosos quando os personagens principais do filme são um soldado sérvio e uma bósnia muçulmana. A suposta existência de um episódio de estupro entre ambos – até aqui, felizmente, negada – seria nitroglicerina pura.

Além do que, é claro, seria uma grande estupidez e falta de respeito com o povo bósnio por parte de Jolie. Ainda mais pelo fato da atriz ser embaixadora da Boa Vontade da Acnur, programa da ONU para refugiados – um problema crônico da Bósnia que Angelina conheceu bem em abril, quando esteve no país pela primeira vez.

A polêmica criada em torno do filme mostra como as cicatrizes das guerras dos anos 90 ainda permanecem bem abertas na Bósnia. Ao lidar com o tema, todo cuidado é pouco, seja para não esbarrar em clichês já estabelecidos, seja para não aumentar as tensões étnicas entre os povos que vivem – ou pelo menos tentam – dentro das mesmas fronteiras.

"Espero que as pessoas não julguem o filme antes de vê-lo. Decidi rodar nesta região e usar este período histórico para lembrar o que ocorreu em um passado não tão distante às vítimas que sobreviveram à guerra", disse a atriz.

As filmagens do longa já estão ocorrendo na Hungria. As gravações na Bósnia devem acontecer a partir de novembro, em Sarajevo. Mas, como são poucas as informações sobre o filme – ainda não foi divulgado qual será o nome, por exemplo –, o potencial para polêmicas a respeito do assunto parece longe de se esgotar.

Nenhum comentário: