sexta-feira, 15 de outubro de 2010

As causas das badernas em Gênova e Belgrado

O que há em comum entre os dois últimos posts abaixo, de brigas de torcedores sérvios na Itália, e outro por causa de uma manifestação de homossexuais?

Resposta: A política e a história recente da Sérvia.

Os baderneiros que provocaram confusão na Itália pertencem ou possuem ligações com os mesmos grupos que trouxeram caos ao centro de Belgrado por conta da realização da Parada Gay na cidade. As torcidas organizadas sérvias são compostas por ultranacionalistas que não toleram diversidade étnica, religiosa ou cultural. Albaneses, croatas, bósnios, homossexuais ou mesmo sérvios que eles julgarem traidores da pátria, de um grupo ou clube de futebol são transformados em alvos da barbárie.

Um post para lá de esclarecedor do jornalista esportivo Mauro Cezar Pereira, da ESPN Brasil, faz a ligação não apenas entre os dois eventos violentos envolvendo grupos sérvios, mas mostra como política, nacionalismo e futebol andam de mãos dadas no país.

Para um país que luta para apagar a imagem negativa que ganhou após as guerras dos anos 90 na ex-Iugoslávia, brigas como as ocorridas em Belgrado e na Itália são exatamente o tipo de coisa das quais a Sérvia não precisa.

Nenhum comentário: