sábado, 16 de outubro de 2010

Croácia celebra o Dia da Gravata

Item considerado indispensável em trajes sociais em todo o mundo – e odiado por muitos que o utilizam, a gravata tem um dia dedicado a ela na Croácia.



Explica-se: foi lá que a gravata surgiu. A história mais conhecida sobre a origem do artigo data de 1618, quando soldados croatas passaram por Paris usando um lenço no pescoço. O adereço, chamado de 'cravate' (derivado da palavra 'croata'), virou moda na França, e passou a ser usado pela nobreza e pela realeza - Luis XIV foi um dos adeptos do novo estilo. Mas foi apenas no século XX que a gravata se espalhou e se popularizou pelo mundo, sempre associada a ocasiões formais.

Outras histórias a respeito da origem da gravata remontam a lenços usados por soldados chineses e romanos no século III A.C, que serviam para proteger do calor, limpar a boca e até estancar o sangue no caso de algum ferimento.

Mas a fama de criadores da gravata ainda cabe aos croatas. E neste sábado o país comemora o Dia da Gravata, no qual soldados desfilam em trajes militares de época diante do parlamento de Zagreb, capital do país.

Nenhum comentário: