sábado, 23 de outubro de 2010

Jornal de SP destaca rivalidade entre Estrela Vermelha e Partizan na Sérvia

A rivalidade entre os times sérvios do Estrela Vermelha e do Partizan foi tema de reportagem do jornal Folha de S.Paulo deste sábado. Os dois times jogam hoje pelo campeonato sérvio, no estádio do Estrela Vermelha, com direito a um forte esquema policial para evitar carnificina entre as duas torcidas.

A análise seria mais válida se tivesse ocorrido logo após os lamentáveis incidentes provocados por torcedores do Estrela Vermelha em Gênova, provocando o cancelamento da partida entre Itália e Sérvia pelas eliminatórias da Euro-2012. Mas a matéria é feliz em apontar três fatores por trás da baderna provocada na Itália:

1 - a hostilidade de torcedores do Estrela Vermelha contra o goleiro Stojkovic, que trocou o clube pelo Partizan, onde atua hoje – com direito a depoimento do atacante brasileiro Cléo, agora naturalizado sérvio, que tomou o mesmo caminho em 2008 e também sentiu o peso da ira da torcida do Estrela Vermelha ao ir para o Partizan, onde hoje é ídolo.

2 – falar da origem dos times na antiga Iugoslávia. O Estrela era vinculado ao Partido Comunista e tinha a simpatia da polícia. Já o Partizan tinha como base o exército responsável pela libertação da Iugoslávia pelos nazistas (os Partisans), comandados pelo marechal Tito, logo depois presidente da Federação Iugoslava e simpático ao Partizan.

3 – voltar até a Batalha do Kosovo de 1389 para explicar as raízes do nacionalismo sérvio, usado como pretexto pelos baderneiros de plantão que, sem guerras, usam o futebol e outros eventos que atraem multidões para “ se expressarem”

Em geral as notícias dadas sobre o leste europeu costumam se bastante superficiais na grande imprensa. A matéria citada aqui, felizmente, vai no sentido contrário. Claro, alguns pontos passam despercebidos, como o fato da torcida Partizan estar longe de ser uma madre de pés descalços. Apesar de ser considerada mais tolerante do que a do Estrela Vermelha, é tão violenta quanto à rival.

Outro ponto não citado que pesa na rivalidade entre os dois times é justamente Tito. Herói da libertação iugoslava contra os nazistas,o marechal e comandante do país entre 1945 e 1980 era de origem croata – algo que os ultranacionalistas sérvios custam a engolir. Por isso, a torcida do Estrela Vermelha costuma chamar os apoiadores do Partizan de “croatas”, ofensa considerada grave entre os sérvios .

No balanço final, a matéria é muito positiva ao ir além do que se costuma ver na grande imprensa. Pena é que uma região com uma cultura e história tão ricas apareça no noticiário internacional mais por guerras passadas e badernas provocadas por vândalos do que pelas suas qualidades .

Nenhum comentário: